sábado, 22 de janeiro de 2011

Estádios mineiros



Foto: site, google.com
Estádio da "Fazendinha" - Ituiutaba M.G.


A equipe do Ituituba M.G. pode colocar o estádio da Fazendinha pra escanteio.


Mais uma vez a mesma história, todo ano o velho dilema das precárias condições dos estádios de futebol pelo interior do Brasil. Com exceção do interior do Estado de São Paulo, acredito eu, os demais estados do país enfrentam esse problema todo início de campeonato estadual devido a diversos fatores: má administração pública (a maioria deles são municipais), ao pouco uso durante o ano (praticamente usados só para os campeonatos estaduais, salvo algumas vezes que os seus times disputam séries d e c do Brasileirão).

Com esse velho problema a mais nova tendência que chega de São Paulo para Minas são os times mudarem de cidades, o exemplo do Grêmio Barueri-Prudente junto com outros do interior do estado agora também fazem parte da realidade dos times mineiros, um dos destaques dos últimos campeonatos Mineiros o poderoso ITUIUTABA, o Boa do pontal, agora cogita a mudança de "casa". Isso mesmo o Boa está pensando em mandar todos os seus jogos de 2011  em Varginha que fica há uns 700 kms de distância de sua cidade natal.

Como diz uma antigo expressão popular "uma faca de dois gumes", esse problema prejudicará os dois maiores patrimônios que o clube possue hoje, sua forte e calorosa torcida e seu nome que divulga o nome da simples porém acolhedora cidade de Ituiutaba, mas por outro lado o clube provavelmente deverá receber incentivos do município e também de empresários da cidade. Nada contra a cidade de Varginha, mas é que o Boa faz parte da história de Ituiutaba.

Há alguns que dizem que esse é um problema de equipes de menor estrutura e que não possuem seus próprios estádios , mas será mesmo? Vejamos: Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense etc., também tiveram que se deslocar dos locais em que estavam acostumados a mandarem seus jogos, então eu pergunto é um problema de equipes de pequena estrutura? Onde estão os estádios dos próprios clubes? Hoje se fala tanto em clubes empresas por quê então não agirem como tal?

O melhor futebol do mundo com condições tão precárias para os torcedores, esse é só um dos poucos problemas que o futebol brasieleiro enfrenta hoje entre vários que se discutem, o calendário por exemplo: jogadores, dirigentes e até preparação física reclamam. Para esse problema com as datas o amigo Fábio Nonato tem muito a contribuir.

Assim como ele, eu também gostaria de ver o futebol brasileiro bem organizado desde o amador passando pelas categorias de base até chegar ao profissional, melhorando a comodidade e as condições de acolhimento dos torcedores, com isso teríamos um belo espetáculo e aí sim poderíamos realmente bater no peito e nos orgulharmos de termos o melhor futebol do mundo, pois ao contrário do que muitos pensam futebol não é só feito de bons jogadores (nem são assim tão bons mais).



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário